sábado, 21 de fevereiro de 2009

Construtivismo & Esoterismo

(200 páginas, Editorial Agartha, A P, 2008, R$ 32,00)

A presente obra traz uma síntese entre conceitos tradicionais, comumente envoltos no rol da mística, e as novas práticas da ciência. Esta confluência se revela particularmente fecunda, porquanto estamos num ponto em que a ciência apenas não progride, por lhe faltar recursos técnicos e até novas linhas de investigação. O século XX trouxe sérios impasses à cultura ocidental, apontando caminhos estonteantes para aquela ciência cartesiana e absolutamente materialista de então.
Contudo, para os místicos, o que se passou a ver a partir de então, foi um redirecionamento de cursos, e a promessa de novas confluências. A ciência voltaria a cotejar a metafísica.
Porém, o que não se percebe claramente ainda, é que os próprios saberes tradicionais também devem fazer a sua parte, despindo-se de dogmas e prepararando-se para voltar a debutar na vida.
É isto o que oferece então esta obra, onde a rigidez das formas e cânones tradicionais, escapam airosamente de seus padrões convencionais, para reencontrar e celebrar toda a existência, vindo assim a permitir novas bodas eternas para todos; tal como seria, senão desde sempre, ao menos de início a sua verdadeira vocação.

HOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário