ARCADIA - OS AUGUSTOS MISTERIOS DA LUZ

(132 páginas, Editorial Agartha, AP, 2006, R$ 24,00)

A Arcádia representa um dos mitos originais da Ocidentalidade. O mito e a realidade da Arcádia, estão intimamente relacionados à consumação de um quadro de Perfeição, de unidade cósmica que se divide em aspecto celeste e aspecto terrestre, a partir da própria riqueza semântica da palavra Arcádia.
Envolve, nisto, as revelações divinas originais e a consumação do quadro humano de Perfeição, noutras palavras, o resgate do paraíso destinado por Deus ao ser humano, mas que a própria evolução das coisa e os ciclos da Terra termina por fazer perder e também novamente resgatar.
O conceito "Arcádia" é, por isto, riquíssimo, como iremos observar, envolvendo símbolos e realidades de máxima expressão humana e espiritual.
Tal coisa também permite analisar certos conceitos clássicos de arquitetura, hoje retomados através de expressivas tendências modernas.
Poderemos observar, ainda, que, tal como nos mitos de Shambala, existe em relação à Arcádia um Centro Primordial (a Arcádia cósmica ou celeste) e outros centros subsidiários (a Arcádia regional ou terrestre), associados, por exemplo, ao conceitos complementares de raça-raiz e sub-raça.
Finalmente, a tradição arcadiana nos oferece um duplo plano cultural e naturalista, de respeito e até veneração à Natureza, fazendo de toda esta questão algo muito moderno e atual.

HOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário